terça-feira, 27 de dezembro de 2022

 ANIVERSÁRIO 183º. DA ASSEMBLEIA FIGUEIRENSE

INAUGURAÇÃO DO "SALÃO JARDIM"


O aniversário de uma instituição é sempre um ponto de chegada e simultaneamente um ponto de partida. Um ponto de chegada, porque se realiza uma avaliação, sobre o caminho percorrido e se registam os acontecimentos que fizeram a sua, a nossa história nos últimos anos.

Mas hoje, também estamos perante um ponto de partida, porque alicerçados nas experiências vividas, os dirigentes, sócios e parceiros, perspetivam os projetos para o futuro e definem as suas estratégias, tendo sempre na mente, servir a comunidade, servir a cultura, mas sobretudo servir a Figueira da Foz.  

Não podemos, nem devemos deixar de recordar, todas as pessoas que integraram as direções e que acreditaram ser possível voltar a erguer esta nobre Instituição. É justo reconhecer, o trabalho de todos aqueles, que têm trabalhado connosco, ao longo dos últimos 20 anos, na Assembleia Figueirense, tornando-a uma Instituição de prestígio e com elevados valores de intervenção cívica que muito nos orgulha.

Mas hoje, queria sobretudo falar de comunidade e vizinhança, da importância das pessoas, na construção do nosso projeto, enquanto instituição, mas também da importância dos vizinhos, no seu dinamismo e desenvolvimento.

Uma instituição como a nossa, só sobrevive, devido ao forte empenho da comunidade, portanto gostaria de, hoje e aqui mesmo, dar uma palavra de agradecimento, a todos vós, que estão aqui connosco: sem o vosso apoio, sem a vossa disponibilidade, sem o vosso entusiasmo, a Assembleia Figueirense não seria a instituição de prestígio, que hoje todos reconhecemos ser. Portanto, em nome de toda a direção, o meu muito obrigado, por acreditarem no nosso projeto e por diariamente darem vida a esta casa que tanto precisa de vós.

As várias actividades existentes nesta casa, mostram o dinamismo intergeracional, mostram que é possível realizar projetos, entre as mais diversas gerações e mostram que é possível, ter projetos para todos os escalões etários, vivendo em estreita comunidade, tal como:

·      O Grupo de Canto Cânticos Camerae da Assembleia Figueirense tem colaborado com a Câmara Municipal, para onde tem sido convidado e tem efetuado, diversos concertos em vários pontos do nosso País.

·      As Danças Afrolatinas, a Salsa Aeróbica, o Ballet, a ginástica, a Escola de Música

·      A nossa escola de Artes Plásticas e decorativas, dirigida pela Professora Odete Redondo, continua a atividade, com grande adesão de alunos.

 

·      Realizámos o XVI Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz no período de 5 a 13 de Novembro de 2022, com a presença de oito dezenas de jogadores de 20 países. O evento realizou-se nas magníficas salas do Sweet Atlantic Hotel.

·      Realizámos uma visita guiada, na companhia de 6 dezenas de sócios, ao Convento de Cristo e à Sinagoga na cidade de Tomar, onde foi servido o almoço. No regresso, passamos por Fátima para visitar o Santuário.

Como podem ver, a nossa Instituição, é uma força motora do Associativismo Figueirense, proporcionando diversas atividades de índole cultural e desportiva, aos associados e à população em geral.

É este sentimento de comunidade, que é importante reconhecer, hoje e aqui, nesta cerimónia solene, da Assembleia Figueirense. Mas esta comunidade, não vive sem boa vizinhança, e os vizinhos são fundamentais, na dinâmica futura da nossa instituição.

Todos nós temos vizinhos, que conhecemos bem. Todos nós temos vizinhos, com quem nos damos bem. Todos nós sabemos, temos vizinhos, com quem gostamos de conviver e quais são os vizinhos mais abastados, que nos podem sempre apoiar.

Mas é importante que saibam, que a Assembleia Figueirense, também é um vizinho nesta comunidade, nós somos um vizinho, com as portas abertas, com uma disponibilidade total, para estabelecer parcerias estratégicas, para apoiar sempre que seja necessário, ou para estar ao lado de outras entidades, instituições ou clubes, sempre que formos solicitados.

Abrimos as portas ao nosso vizinho da Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz para angariação de fundos para a Liga, através de várias organizações;

Mantemos os Protocolos com os nossos vizinhos da Associação Viver em Alegria, onde acarinhamos diariamente duas dezenas de jogadores de Bridge e de Buraca, que dão vida à nossa Instituição.

Mantemos os Protocolos com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, Escola de Meditação Rosa Cardeal, Cooperativa dos Produtores de Peixe Centro Litoral e o A.C.P. - Automóvel Clube de Portugal.

Continuamos a apoiar as Instituições Vizinhas do nosso Concelho, proporcionando-lhes espaços físicos para a realização de reuniões e actividades. A Assembleia Figueirense, apenas se completa caso tenha uma intervenção social efetiva, estando sempre ao lado de outras instituições vizinhas, no fomento da sua atividade.

É precisamente na força de comunidade e vizinhança, que aqui abordei, que queremos construir o futuro da nossa Instituição, um futuro, que tem de ser alicerçado em todos vós aqui presentes, sócios e amigos da Assembleia Figueirense, mas também em todos os vizinhos que nos têm apoiado ao longo dos últimos anos, quer sejam entidades privadas do concelho como a Celbi – Celulose Beira Industrial, os Hotéis da cidade, o sr.  Sabir Ali do Sweet Atlantic Hotel, entidades públicas como é o caso da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal da Figueira da Foz, ou outros apoios, que temos recebido, desde o tecido empresarial do concelho à Hotelaria.

É graças ao apoio, da comunidade figueirense e ao constante apoio dos nossos vizinhos, que hoje temos o prazer de inaugurar o tão falado, o tão aguardado, o tão desejado ‘SALÃO JARDIM’. Durante anos e anos, abordei aqui este projeto, nestas sessões solenes. Anos após anos, discutimos o projecto em reuniões de direçao, com os sócios e amigos, com as instituições da cidade, e não imaginam, o prazer que é hoje, conseguir inaugurar este projeto.

O ‘SALÃO JARDIM’ é um espaço multifuncional, aberto à comunidade, aberto a todos vós que estão aqui hoje connosco, mas também a todos os vizinhos, que necessitem de um espaço, para a realização das suas actividades.

Mas este ‘SALÃO JARDIM’ também nos aproxima do nosso vizinho, pois fica paredes meias com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.


Descerrar placa inauguração "Vereadora Anabela Marques Tabaçó; Olga Brás; Presidente Freguesia Buarcos e São Julião, Rosa Batista
 e Presidente da Assembleia Figueirense, António Mota Cardoso

Rosa Batista; Olga Brás; Anabela Tabaçó; António Mota Cardoso;
 Manuel Domingues e António Lapão





Sem comentários:

Enviar um comentário