quarta-feira, 6 de julho de 2022

 Olimpíadas: seleção absoluta é a número 55

05/07/2022

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) já encerrou o período de inscrições para a 44.ª edição das Olimpíadas, que decorrem entre 28 de julho e 9 de agosto, em Chennai (Índia), confirmando também as respetivas escolhas das várias federações nacionais. Assim, o torneio absoluto conta com a presença de 188 seleções, entre as quais a de Portugal, que parte com o número 55 do ranking.

Após a convocatória do selecionador nacional, o mestre FIDE António Pereira dos Santos, e definida a confirmação da disponibilidade dos xadrezistas, o conjunto absoluto de Portugal contará com os seguintes cinco elementos:

- GM Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira)

- GM Luís Galego (Assembleia Figueirense)

- MI André Ventura Sousa (EP Gaia/Clube de Xadrez)

- MI José Francisco Veiga (A.XAT Montemor-o-Novo)

- MF José Guilherme Santos (GX Alekhine).

O capitão de equipa será o mestre nacional Henrique Galvão.

Com um conjunto equilibrado, que mistura a experiência com a juventude, Portugal tem como principal objetivo obter um lugar no top-50. Caso as condições o permitam, também será possível que os dois mestres internacionais lutem por normas de grande mestre e que José Guilherme Santos lute por uma norma de mestre internacional.

No conjunto luso, Luís Galego é o mais experiente, pois vai para a 15.ª participação em Olimpíadas. Jorge Ferreira e André Ventura Sousa jogarão pela terceira vez, enquanto José Francisco Veiga e José Guilherme Santos são estreantes neste tipo de Olimpíadas, mas já representaram Portugal em duas Olimpíadas de Sub-16.

Dada a ausência da Rússia (por imposição da FIDE) e da campeã em título China (por opção dos chineses), os grandes favoritos ao triunfo são os Estados Unidos, que defendem a posição de primeiros no ranking das seleções.

De referir a presença do campeão do Mundo Magnus Carlsen na competição, na defesa do primeiro tabuleiro da Noruega.

A comitiva lusa parte para as Olimpíadas no dia 27 de julho e regressa ao nosso país no dia 10 de agosto.

As Olimpíadas constam de 11 jornadas, uma por dia, sempre às 15 horas locais (10.30 em Lisboa), à exceção da 11.ª e derradeira ronda, que se realiza a partir das 10 horas locais (5.30 h em Lisboa). Em 4 de agosto não haverá ronda, pois o dia está reservado para o descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário