segunda-feira, 8 de novembro de 2021

 XV Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

Escocês Matthew Turner

Foi o rei na Figueira da Foz

O grande mestre escocês Matthew Turner foi o grande vencedor do XV Open Internacional da Figueira da Foz-Torneio Sabir Ali, prova do circuito nacional de xadrez (Portugal Chess Tour), que levou ao Hotel Sweet Atlantic jogadores de 12 nacionalidades distintas. Turner, número 4 à partida, obteve quatro vitótias e conco empates e viu coroada a regularidade no forte torneio e beneficiou de um melhor desempate para superar outros cinco jogadores que terminaram a prova com 6,5 pontos.

O sistema de desempate sorteado para definir o primeiro lugar foi a performance dos jogadores, baseada no ranking dos adversários, e aí Turner fez valer uma média Elo de 2477 pontos, curiosamente muito parecida com a sua pontuação no ranking mundial, que é de 2471 pontos.

Na nona e derradeira jornada, Turner jogou na primeira mesa frente ao também grande mestre Rodrigo Vasques (Chile) e logrou empatar com as peças pretas. Como na segunda mesa também se verificou um empate, entre o mestre internacional espanhol Jesus Duque e o candidato a mestre alemão Tobias Kuegel, o jogador escocês acabou premiado com o primeiro lugar.

Na segunda posição ficou o mestre internacional hispano-argentino Mauricio Vassallo, jogador da Assembleia Figueirense, que coroou um torneio em crescendo, ele que também não averbou qualquer derrota.

O pódio ficou completo com Tobias Kuegel, uma das grandes surpresas do torneio, que só foi derrotado pelo número da prova, Gabriel del Rio (Espanha), logo na terceira ronda.

O Open da Figueira da Foz deste ano tinha um prémio especial para a melhor jogadora e aqui a polaca Klaudia Kulon, mestre internacional absoluta e grande mestre feminina, fez valer o favoritismo que lhe era creditado à partida. Assim, juntou o 10.º lugar final ao título de rainha da Figueira da Foz. A segunda melhor jogadora foi a surpreendente angolana Ednasia Junior, que terminou em 22,º, com 5 pontos, após um torneio brilhante. Ednasia veio á Figueira integrada numa comitiva de Angola, juntamente com a companheira Esperança Caxita e o presidente e vice-presidente da respetiva federação, Tito Martins e António Assis.

Ao nível dos portugueses, o grande mestre Luís Galego, que liderou isolado a prova até à sexta ronda, perdeu as duas últimas jornadas e acabou na nona posição, com 5,5. Ainda assim, o jogador da Assembleia Figueirense foi o melhor luso do XV Open Internacional da Figueira da Foz. O segundo melhor português foi uma das agradáveis surpresas desta forte competição, o jovem Sub-16 Pedro Gil Silva, que conseguiu alguns dos resultados mais sensacionais da semana: a vitória sobre o número 2 do torneio, o grande mestre canadiano Kevin Spraggett, e os empates com o número 1, Gabriel del Rio, e o número 8, Jesus Duque. Tudo somado, Pedro Gil conquistou 79 pontos para o Elo – a pontuação que define a força dos jogadores – e superou a barreira dos 2200, perfilando-se como o próximo mestre nacional do xadrez português.

Outro jovem luso em grande destaque foi o leiriense Lucas Gonçalves, que somou 5,5 pontos e ganhou uns impressionantes 162 pontos para o Elo, o que lhe garantirá um grande salto no ranking.

A cerimónia de entrega de prémios do Torneio Sabir Ali, que levou à Figueira seis dezenas de jogadores, teve a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, que, numa nota de humor, disse-se tão interessado pelo xadrez que iria treinar para estar presente na próxima edição, para a qual prometeu o apoio do município.

O XV Festival Internacional da Figueira da Foz foi uma organização da Assembleia Figueirense, que contou com o alto patrocínio de Sabir Ali, dono do hotel Swet Atlantic, tecido empresarial do concelho, hotéis da cidade e o apoio da Câmara Municipal e Freguesia de Buarcos e São Julião.

Classificação final dos 3 primeiros 

1.º Matthew Turner (GM, Escócia), 6,5 pontos

2.º Mauricio Vassallo (MI, Espanha), 6,5

3.º Tobias Kuegel (CM, Alemamnha), 6,5






Sem comentários:

Enviar um comentário