sexta-feira, 25 de maio de 2018

Lançamento do Livro de Guida Cândido


Guida Cândido lembrou-se de pegar num conjunto de rainhas e associar a sua gastronomia a épocas distintas e assim, nasceu "Comer como uma Rainha" livro lançado numa sala cheia de público desta Assembleia Figueirense , escolhida porque foi aqui que, em 1882, D. Maria Pia ofereceu uma "Boda aos Pobres".
Nesta investigação a autora encontrou muitas curiosidades mas destaca D. Maria Pia, que, entre a comida elaboradíssima que ia à sua mesa, também havia pratos vulgares, como o arroz doce, a canja de galinha, o pão com manteiga ou as sardinhas, que não dispensava, apesar de serem quase proibidas nas mesas reais desse tempo.
O livro dá uma visão histórica da evolução da cozinha em Portugal, com informação séria e útil, fundamental para percebermos também a nossa história frisou, na apresentação a jornalista Alexandra Prado Coelho, aludindo ao certo exotismo que a cozinha sofreu com a época dos Descobrimentos. È um livro importante até para chefs de cozinha que se procuram inspirar na história.
O lançamento contou com a presença de alguns especialistas como o chefe Luís Lavrador e a editora Maria do Rosário Pedreira.
Guida Cândido para quem a comida mais que um alimento é um símbolo, já está a engendrar outra obra, que vai manter a mesma matriz da gastronomia com receita histórica e tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário