terça-feira, 8 de novembro de 2016

X Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz


 
 

À semelhança dos anos anteriores o Festival de Xadrez trouxe, à Figueira da Foz e a Portugal, algum dos grandes nomes do xadrez mundial e os melhores valores nacionais

Decorreu no período de 30 de Outubro a 06 de Novembro de 2016 o X Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, nas salas cedidas gentilmente pelo Sweet Atlantic Hotel & Spa e organizado pela Assembleia Figueirense.

Integrado no Festival de Xadrez já tinha decorrido no passado dia 22 de Outubro o Campeonato Nacional de Xadrez de Semi-rápidas, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, onde estiveram presentes cerca de 300 jovens de todo o País.

No dia 29 de Outubro, realizou-se a abertura oficial, com uma palestra sobre Miguel Unamuno dirigida por, Dr. Pedro Roseta e Dr. Carlos Carranca, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal Dr. António Tavares, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, representada pelo arq. Rui Duarte, Patrocinadores, Convidados e Comunicação Social.

No último dia do Festival procedeu-se à distribuição dos prémios em que o Grande Mestre Bulgaro Vladimir Petkov, foi o grande vencedor do Torneio Internacional Sabir Ali, integrado na X edição do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz. O Bulgaro Petkov repetiu a vitória alcançada em 2014, sendo o segundo jogador a repetir duas vitórias neste Festival.

Os grandes Mestres  Mista Aleksander e Jakubowski  Krzysztof, completaram o pódio.

O Grande Mestre Luís Galego, vice-campeão nacional e jogador da Assembleia Figueirense foi o melhor jogador português no quarto lugar, de entre duas dezenas de Mestres presentes. No Torneio estiveram representados 13 países.

Em representação da Câmara Municipal este presente o Vereador do Desporto Dr. Carlos Monteiro que no seu discurso enalteceu a boa organização do Torneio, sendo uma boa publicidade para a cidade da Figueira da Foz, através de jogadores dos diversos países presentes.

Comunicou ainda que a Assembleia Figueirense, pode contar com todo o apoio para a realização do Torneio do próximo ano.

O representante da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, enalteceu a organização e que podiam contar com o apoio para o Torneio do próximo ano.

É de salientar que este é o maior evento de xadrez realizado em Portugal e que só é possível, ao grande empenhamento da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos Patrocinadores.

A Assembleia Figueirense, tem a única escola de xadrez do concelho, que é dirigida pelo engº. Miguel Babo, grande divulgador e mentor da modalidade. 

A classificação do pódio, ficou assim ordenada:

1º. Vladimir Petkov

2º. Mista Aleksander

3º. Jakubowski Krzysztof
 

Sem comentários:

Enviar um comentário