sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

174º Aniversário da Assembleia Figueirense

 

No dia em que celebrou 174 anos, 15 de Dezembro, a Assembleia Figueirense (AF) mostrou alguma da dinâmica que continua a dar vida a uma das mais antigas coletividades do concelho. Da Dança, ao canto, passando pelas artes e xadrez, as atividades da AF movimentam cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A nossa instituição é uma força motora do associativismo figueirense, proporcionando diversas atividades de índole cultural e desportiva”, sublinhou o presidente António Mota Cardoso, na sessão solene.

A Escola de Artes Plásticas e decorativas tem como professora Odete Redondo, o ballet da Academia Kompassos Daya Dança está a cargo da Professora DayaMira , as danças Afrolatinas são lecionadas por Pedro Folques, o xadrez por Miguel Babo. O Grupo Canticus Camerae e os Jograis completam as valências da AF.

Também o edificado, datado de 1839, se encontra de “Saúde”, com constante atenção ao estuque e, bem recentemente, procedemos à substituição de todo o telhado do edifício, que era o que estava realmente pior e a dar problemas, explicou o Presidente, lembrando que no temporal de Janeiro desapareceram cerca de uma centena de telhas. A retirada das antigas e colocação de novas (18 mil telhas) importou em 60 mil Euros, pagos inteiramente pela associação, mas nesta cerimónia a Direção não esqueceu o apoio logístico da Câmara Municipal, pois a operação obrigou ao uso de uma grua telescópica e encerramento da rua, não tendo tido encargos.

Em gesto de agradecimento, Mota Cardoso entregou uma lembrança à autarquia, através do vereador  Carlos Monteiro.

Entretanto, continua a ambição de construir um primeiro piso, por cima do terraço, para uma sala multiusos. “Enquanto não forem revistos o PU (Plano de Urbanização) e PDM (Plano Diretor Municipal) por parte da autarquia, não há essa possibilidade” justifica Mota Cardoso.

A sessão contou com casa cheia e foi presidida pelo vereador Carlos Monteiro que entregou um Reconhecimento da Câmara Municipal pelo contributo à cultura e serviço prestado à comunidade pela AF.

O vereador foi acompanhado na mesa pelo presidente da direção e presidentes do Conselho Fiscal (Martins de Oliveira), e da Assembleia Geral (José Malafaia) da AF, por José Tavares Junta de Buarcos/S. Julião e por Rosa Batista da Confederação das Coletividades.

 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário