sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O renovar da Assembleia Figueirense aos 179 anos.


A Assembleia Figueirense celebrou no passado sábado dia 15 de Dezembro os seus 179 anos com bons motivos para comemorar, uma vez que vai finalmente começar a concretizar uma antiga aspiração, transformar o pátio do 1º piso em "Salão Jardim". Esta obra cujo projecto já está na Câmara Municipal a aguardar aprovação, o que deverá acontecer em breve.
Será um espaço privilegiado do imóvel, contíguo à Câmara e virado ao rio que servirá para várias valências.
A Direcção considera que com a obra concluída, que deverá rondar os 75 mil €uros, ajudará a poupar o Salão Nobre que é a "Joia da Coroa desta casa", uma vez que parte das actividades , como as danças infantis e adultas, passarão para esse espaço. Pois,. o piso será reforçado a cimento, como acontece já numa boa parte do edifício .
Com actividades permanentes como o Bridge, o  Xadrez (modalidade que que teve agora o seu XII Festival Internacional, acolhendo representantes de 12 países), Ballet Infantil e Contemporâneo, Salseróbica, Pilates, Danças Afrolatinas,  e Artes Plásticas e Decorativas.
Conta ainda com o "Coro de Câmara "Canticus Camerae" e um grupo de declamação , os "Jograis Renascidos".
O Presidente António Mota Cardoso fala na vida permanente desta casa que acolhe diariamente mais de uma centena de pessoas, e não esconde a satisfação ao verificar que esta instituição que dirige há 16 anos, é cada vez mais solicitada para diversos fins.
Diz ser  uma casa aberta, que também tem a sua vertente social e que tem alguns fundos que lhe  vão permitindo ceder os espaços a título gratuito, daí que acolha (via Protocolos) a Associação Viver em Alegria, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz, entre muitas outras, dando  também elas vida à casa.
Mota Cardoso adianta  que, financeiramente com alguma engenharia e só avançando até onde pode, consegue ter as contas em dia e as verbas para as intervenções, como aconteceu recentemente com a tempestade que provocou largos danos na cobertura do edifício, é certo que o facto de termos um seguro ajudou imenso a minimizar os custos dessa reparação.
Ainda, por causa da "Leslie" e a pedido da autarquia , a Assembleia Figueirense acolheu durante 2 meses os alunos da  ginástica sénior da Câmara Municipal.
Sendo uma instituição de Utilidade Pública o seu cariz é ajudar os outros , diz ainda o presidente da Direcção.
As comemorações do 179º Aniversário com a sua sessão solene , onde actuaram o Canticus Camerae e a Academia Kompassos Daya Dança da Escola da Assembleia Figueirense.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário