terça-feira, 5 de novembro de 2019

XIII Festival Xadrez da Figueira da Foz começou com homenagem a Carlos Carranca

 
A Assembleia Figueirense, organizadora do XIII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, deu início ao evento com uma cerimónia de abertura que se realizou na tarde do passado sábado, no Sweet Atlantic Hotel.
A cerimónia ficou marcada pela homenagem ao recentemente falecido professor e poeta Carlos Carranca e contou com a presença da soprano Carla Bernardino, do pianista Pedro Abreu, do Grupo de Fados Pardalitos do Mondego e ainda por vários actores formados na Escola Profissional de Teatro, seus ex-alunos
Esta sessão, que contou com a presença de diversas personalidade, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, teve ainda a intervenção de Rita Sousa, mestrada nas teorias feministas no Direito Procuradora do Ministério Público que, a propósito da discriminação da mulher no xadrez, falou sobre a discriminação da Mulher na sociedade.
 
Torneio Internacional Sabir Ali
Miguel Babo, um dos principais mentores do Torneio, falou sobre o mesmo e como se vai desenrolar, com mais duas dezenas de jogadores estrangeiros, entre eles, 7 grandes mestres e 6 mestres internacionais de entre 14 países representados.
O grande mestre Arménio Kearen Grigoryan será o número 1 do torneio que defrontará grandes nomes do xadrez mundial como Kevin Spragett ou Oleg Romanishin.
A georgiana Ana Gavasheli disputará os primeiros lugares do torneio e o prémio feminino especial com a actual campeão nacional Mariana Silva.
O grande mestre Luís Galego, o mais cotado jogador português e jogador da Assembleia Figueirense, será o português em melhores condições pra tentar chegar aos lugares cimeiros da classificação final do torneio.
 



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário