terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ANTÓNIO GUARDADO APRESENTOU "HISTÓRIA DO LICOR DE RABO DE RAIA"

O livro de António Guardado, “História do licor de rabo de raia”, foi apresentado na Assembleia Figueirense, com a presença de algumas dezenas de pessoas.

Tudo começou com os encontros da “Companhia da Raia” e a ideia de criar um livro, digestivo, que se seguisse á linha dos convívios em torno deste peixe. O resultado foi este livro que une investigação, ficção e imaginação, levando o leitor a viajar por vários pontos da região.

António Tavares vereador da autarquia salientou que se trata de uma obra “pejada de uma saborosa imaginação que é gratificante e quem ler vai divertir-se”. Destacou ainda a “excelente ilustração que acompanha toda a história”, referindo-se ao trabalho de Luís Filipe Nogueira.

António Guardado pretende mesmo que este livro seja como que uma “pequena terapia, uma pincelada de cor, nestes tempos conturbados que vivemos, porque é no sabor das palavras que mergulhamos em nós próprios”.

È de forma bem-humorada que traduz a muita investigação que a publicação exigiu, recuperando, por exemplo, as memórias da secagem da raia pelas mulheres de Buarcos e a sua venda posterior em Soure, ou a história da Feira de Seiça, entre outros apontamentos históricos.


No final da sessão, os presentes tiveram mesmo oportunidade de saborear o referido licor, que tem mesmo um rabo de raia em cada garrafa.

Sem comentários:

Enviar um comentário