segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sessão Solene dos 175 anos da Assembleia Figueirense



A Assembleia Figueirense celebrou o 175º aniversário e a maior prenda seria executar a obra há tanto ambicionada da cobertura do terraço. Um sonho adiado pela espera sucessiva da revisão do Plano de Urbanização. “Essa é a obra que precisamos urgentemente, mas não há meio de a Câmara Municipal resolver”, salienta o Presidente da Instituição, António Mota Cardoso.
Seria o melhor presente que poderíamos receber. Temos o dinheiro, só nos falta a autorização, afirmou o Presidente, ao mesmo tempo que explica que, fruto das boas relações que a Instituição tem com tecido empresarial, com muitas empresas a utilizar as instalações, respondem aos apelos de contributos.
Entretanto, a Assembleia Figueirense fervilha de atividades com mais de duas centenas de pessoas envolvidas em várias atividades. Na Instituição decorre ballet (cerca de 100 crianças), aulas de dança Afrolatinas e Salseróbica, aulas de Pilates, música, piano, viola, xadrez, além da escola de artes (pintura) e tem também os grupos de cantares “Jograis Renascidos” e “Canticus Camarae”, este último tem em mente gravar um CD no 1º semestre de 2015, com o apoio do Casino Figueira.
Este ano marcou também o regresso, após um interregno de três anos, da organização do Torneio Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, graças ao apoio do tecido empresarial do concelho e Câmara Municipal. O Torneio envolveu mais de 50 participantes, entre os quais grandes mestres e envolveu também jogos de xadrez com meia centena de alunos que se encontra a praticar a modalidade e realizou-se ainda o Torneio Nacional de Sub 8 a Sub 20 com 300 crianças.

Na cerimónia, que contou com a atuação da Academia Daya Dança, o vice-presidente da Câmara Municipal Dr. António Tavares entregou uma distinção à Instituição e sublinhou que a AF “tem tantos anos quea sua história se confunde com a da própria Figueira, nascidos com base numa dinâmica política, social e económica” da época. O Vereador António Tavares anunciou ainda que a Autarquia vai apresentar uma das obras premiadas no concurso literário João Gaspar Simões, “cuja ação decorre no período em que a AF foi fundada e que prova a fase de grande pujança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário