sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NOITE CULTURAL - AUTOS PASTORIS


"A Assembleia Figueirense vai iniciar o novo ano com uma Noite Cultural - "AUTOS PASTORIS" - vulgarmente apelidado de Presépio, com representação daFilarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 21.30 horas.

Esta noite cultural é dedicada a todos os sócios e comunidade figueirense.
A estreia desta produção aconteceu em Abrunheira no passado dia 23 de Dezembro, com lotação esgotada, sendo repetida a actuação no dia de Natal com nova enchente. Seguiram-se as apresentações em Pena (Cantanhede) a 29 de Dezembro e na Ereira a 5 de Janeiro.

Bem conhecidos em toda a região do Baixo Mondego, esta versão da FIRA tem, porém algumas singularidades que convidamos a descobrir. A encenação resulta ligeira e bem ritmada, enquanto que a música foi objecto de um minucioso trabalho de reorquestração que a entranha, muitas vezes, num ambiente ora quase místico, ora de festa popular.

O carácter religioso original destes autos está cheio de teatralidade – o teatro nasce com o culto ao deus grego Dionísio – porém "são os elementos sociais profanos que vão pouco a pouco tomando importância desmesurada, que destrói a finalidade religiosa primitiva do teatro", como refere o investigador Mário de Andrade, tornando-se, claramente, um misto de religioso e de pagão, mostrando quadros musicais, plenos de vivacidade e que elevam de forma ingénua o nascimento de Jesus, misturados com temas jocosos, brejeiros até.

Há um claro apelo à cultura popular portuguesa, bem vincada nas cenas que, outrora dispersas, se juntaram num auto com características muito peculiares e a tocar o ideal vicentino. Alguns quadros cénicos remontam ao século XVIII; outros, como a Romagem do Diabo, apareceram no XIX."



Sem comentários:

Enviar um comentário